SEGURANÇA DO PACIENTE

Núcleo de Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP-Hospital Virvi Ramos) é uma instância vinculada à Direção Técnica responsável pela gestão de riscos da segurança do paciente. Temos como objetivos principais:

  • Realizar o gerenciamento das notificações de queixas técnicas e de eventos adversos relacionados ao uso de tecnologias em saúde e aos processos assistenciais, no âmbito hospitalar, com base no Sistema Nacional de Notificação em Vigilância Sanitária (NOTIVISA).
  • Coordenar e monitorar o Plano Institucional de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.
  • Dar apoio à implementação de outras iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde.
  • Fortalecer o gerenciamento de riscos clínicos e não clínicos relacionado à qualidade assistencial.

Eventos adversos e queixas técnicas

Queixas técnicas e eventos adversos decorrentes da assistência prestada pelo Hospital Virvi Ramos, devem ser comunicados ao Núcleo de Segurança do Paciente.

O que são eventos adversos?

 Eventos adversos são incidentes indesejáveis e não intencionais durante procedimentos da assistência que resultam em dano desnecessário à saúde do paciente:

  • Evento adverso nas atividades administrativas (admissão no serviço de saúde, marcação de consultas ou exames, transferência para outros serviços de saúde etc)
  • Infecções relacionadas à assistência à saúde (infecções hospitalares: pneumonia, infecção urinária, infecção no local da cirurgia, infecção causada pelo cateter colocado na veia etc)
  • Evento adverso durante procedimento cirúrgico
  • Falhas no cuidado / proteção do paciente
  • Evento adverso na administração de dietas
  • Evento adverso na identificação do paciente
  • Úlcera por pressão (feridas na pele provocadas pelo tempo prolongado sentado ou deitado)
  • Evento adverso ocorrida em laboratórios clínicos ou de patologia
  • Falhas na assistência radiológica
  • Evento adverso relacionado ao transplante (córnea, rim, coração, fígado, medula óssea ou outros), enxerto (osso, pele ou outros) ou fertilização (inseminação artificial)
  • Reação adversa ao uso de determinado medicamento
  • Problemas na prescrição, dispensação, preparo ou administração de medicamentos
  • Falta de eficácia (o medicamento não teve o efeito esperado)
  • Evento associado a material médico-hospitalar (cateter, sonda, equipos, seringas, agulhas, próteses, preservativo masculino e feminino, DIU etc)
  • Evento associado a equipamentos para a saúde (glicosímetro, marcapasso, respirador, bisturi elétrico, equipamento de ressuscitação, bomba de infusão etc)
  • Evento associado a produto para diagnóstico de uso in vitro (fita para glicosímetro, teste de gravidez etc)
  • Outros  

O que são queixas técnicas?

Queixas técnicas são incidentes indesejáveis que poderiam ter sido evitados, mas que não causaram dano à saúde do paciente:

  • Desvio da qualidade de um determinado produto
  • Produto falsificado
  • Produto sem registro na Anvisa
  • Empresa sem Autorização de Funcionamento Especial (AFE)
  • Outras práticas irregulares