História

Hospital Virvi Ramos

 

Hospital Virvi Ramos é uma instituição de assistência hospitalar de médio porte, fundado em 09/03/1957 pelo Dr. Virvi Ramos, em Caxias do Sul, RS, cujo princípio é “Fazer o Bem”. Desde seu surgimento vive uma busca constante pela qualidade e tecnologia de seus processos. Uma marca importante do Hospital Virvi Ramos é o pioneirismo, sendo a primeira instituição do interior do Estado a realizar transplante renal, e o primeiro a constituir um serviço de Home Care, onde o cliente é atendido em sua própria residência, sem a necessidade de deslocamentos. Possui certificação de qualidade nos Programas ISO 9001:2015 e ONA nível III Excelência em Gestão. 

Na área de atendimento clínico, o Hospital Virvi Ramos possui o pronto atendimento que atende situações de urgência e emergência em tempo integral, contando com equipe médica permanente e especialistas de apoio para quaisquer exigências, tem como média mensal 1677 atendimentos.

A tecnologia é outro fator que acompanha os serviços oferecidos pelo Hospital Virvi Ramos. A constante aplicação de recursos em equipamentos altamente sofisticados para a área cirúrgica, laboratorial, UTI e diagnóstico por imagem complementam a segurança nos resultados.

O bloco cirúrgico, por exemplo, possui tecnologia de ponta para cirurgias minimamente invasivas, principalmente para todos os procedimentos por vídeo, tem como média mensal de 591 procedimentos cirúrgicos.

O laboratório de análises clínicas também segue a linha da modernidade, e realiza em média 82.000 exames por mês.

Na área de formação profissional, o Hospital Virvi Ramos conta com Programa de Educação Continuada (PEC) para o aperfeiçoamento de todos os profissionais que atuam na instituição. Além disso, contribui para a formação médica através do Programa de Residência Médica em Clínica Médica e Cirurgia Geral, atualmente com nove médicos-residentes.

Em sua estrutura, o Hospital Virvi Ramos dispõe de 148 leitos, atendendo 60% pelo SUS e 40% convênios e particulares, com média mensal de 440 internações.

O Centro de Tratamento Intensivo Adulto (CTI), possui 10 leitos, sendo 4 SUS e 6 convênios e particulares. Atende uma média mensal de 31 pacientes entre SUS, convênios e particulares. Dispõe de sistemas de diagnóstico e respiração mecânica de última geração que permitem o monitoramento dos pacientes por métodos invasivos e não invasivos, atendidos 24h por dia por equipe médica e de enfermagem multidisciplinar.

 

                                                      PIONEIRISMO                                                

Desde seu surgimento, o Hospital Virvi Ramos vive uma busca constante pela qualidade e excelência nos serviços prestados. Uma marca importante da instituição é o pioneirismo.

O Hospital Virvi Ramos, por exemplo, foi a primeira instituição do interior do Estado a realizar transplante renal. Isso aconteceu em 1984. Os urologistas Hélio Ramos e Norberto Tonietto e os cirurgiões vasculares Geraldo Gallícchio e Edson Baldisserotto realizaram a primeira operação de transplante renal em Caxias do Sul. Faziam parte da equipe médica também os anestesistas Valter Porto e Ivan Fernandes e os Nefrologistas Ilo Goldemberg, Luís Fochesatto, Sérgio Guerra, Moacir Rossi e Méri Brusa. Tonietto era o Chefe da Equipe de Transplante na época e o cardiologista Francisco Michielin era o Chefe do Corpo Clínico.

O Hospital também foi pioneiro na constituição de um serviço de Home Care na cidade, criado em 1998, onde o paciente é atendido em sua própria residência. O serviço, que está em funcionamento até hoje, envolve uma equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos.

O ineditismo da instituição é percebido também na qualificação dos serviços prestados à comunidade da serra gaúcha. Em 1998, o hospital tornou-se o primeiro da região a receber o Selo de Qualidade RS e iniciou a implantação do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade).

O Hospital Virvi Ramos também foi pioneiro no interior gaúcho ao conquistar o título de ‘Acreditação Hospitalar Plena’, que atesta a qualidade de todos os procedimentos do hospital, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. Em 2007, recebeu a certificação ISO 9001:2000. Em 2010, recebeu a nova certificação ISO NBR 9001:2008, sendo recertificado em 2011. Em 2016, o Hospital foi credenciado já na nova norma ISO NBR 9001:2015.

Na área de formação profissional, o Hospital Virvi Ramos conta com Programa de Educação Continuada para o aperfeiçoamento de todos os profissionais que atuam na instituição. Além disso, contribui para a formação médica através do serviço de residência médica.

No que se refere ao Atendimento Clínico, o Virvi Ramos possui um serviço ambulatorial que atende situações de urgência e emergência em tempo integral contando com equipe médica permanente e especialistas de apoio para quaisquer necessidades.

 

                                       TÉCNOLOGIA E INOVAÇÃO                                 

A tecnologia é outro fator que acompanha os serviços oferecidos pelo Hospital Virvi Ramos. A constante aplicação de recursos em equipamentos altamente sofisticados para a área cirúrgica, laboratorial, UTI, radiologia e diagnóstico por imagem aumentam a segurança e a precisão nos resultados.

O bloco cirúrgico, por exemplo, possui tecnologia avançada para realização de cirurgias minimamente invasivas, principalmente para todos os procedimentos por vídeo. O laboratório de análises clínicas também segue a linha da modernidade, agregando equipamentos capazes de processar 700 amostras hematológicas em até 30 segundos.