Nossas notícias

No mês do Autismo, TEAcolhe Caxias completa seis meses de atuação com capacitações de rede e centenas de atendimentos realizados

04/04/2023

Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista, TEAcolhe Caxias atende também os municípios de Canela, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café.

Inaugurado em 29 de setembro de 2022, o TEAcolhe Caxias, Centro Regional de Referência em TEA (Transtorno do Espectro Autista), que atende casos graves, severos e refratários de Caxias do Sul e mais cinco municípios da região de abrangência (Canela, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café) entra em abril, o mês do Autismo, com diversos atendimentos e capacitações realizadas em pouco mais de seis meses de atuação.

Os serviços também foram ampliados desde a inauguração, visto que este ano, o TEAcolhe Caxias se tornou ponto de confecção e entrega da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), que assegura ao usuário com TEA a garantia de seus direitos e atendimento prioritário em serviços.

Desde novembro, quando iniciaram os primeiros atendimentos de casos graves, severos e refratários, foram triados mais de 50 pacientes com TEA, onde seis casos permaneceram para acompanhamento familiar e atendimento individualizado do paciente com TEA. Os demais casos foram orientados quanto à busca de serviços na rede, como explica, Thamyres Speransa, Psicóloga do TEAcolhe Caxias: “Até o momento realizamos mais de 100 atendimentos individualizados. Eles são estipulados conforme avaliação multiprofissional, podendo ser realizados individualmente pelo especialista (terapeuta-paciente), assim como pode ser de forma conjunta e concomitante. Entre as especialidades, contamos com profissionais de Fonoaudiologia, Psicologia e Psiquiatria”.

Serviços vinculados às Secretarias Municipais de Saúde, CAPS, CES e os vinculados à Assistência Social, como APAEs e Centro Dia, são as instituições que mais buscaram apoio do TEAcolhe para atendimentos e suporte. Dezenas de capacitações de pais, professores e profissionais da saúde foram realizadas pelo TEAcolhe Caxias desde fevereiro deste ano, como reforça Thamyres: “Iniciamos com as capacitações em fevereiro e estamos com agenda programada até junho. Já realizamos diversas capacitações para serviços na saúde, nos contextos de urgência e emergência e na educação, voltada para pais e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)”.


Este mês, o abril azul, Mês de Conscientização do Autismo, o TEAcolhe Caxias promoverá ou participará de diversas atividades. Destaque para a aula inaugural da PósGraduação em TEA, fruto de uma parceria entre a Faculdade Fátima e o Centro Universitário Celso Lisboa. O evento será quarta-feira, 05 de abril, a partir das 18h, no Centro de Convivência da Faculdade Fátima e contará com duas palestras.

Doutora em Ciências da Cultura Física, Marlene Denti abre o evento com a palestra ‘Acordar – Dar cor à vida pessoal e profissional. Em seguida, Joíse Bertazzo, Educadora Especial, Especialista em Gestão Educacional e em ABA para Autismo, falará sobre o tema ‘O Agora no Atendimento ás Pessoas com Autismo’. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (54) 99365.6311.


O Centro Regional de Referência (CRR23) em Transtorno do Espectro Autista (TEA), o TEAcolhe Caxias, fica na Rua Virgílio Ramos, 530, junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos, no mesmo prédio onde funciona a Unidade Auditiva do Centro de Saúde Clélia Manfro, no bairro Madureira e é fruto de uma parceria entre a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Secretaria Estadual de Saúde e municípios da área de abrangência do serviço.
Todas as atividades desenvolvidas são alinhadas com o Centro Macrorregional de Referência (CMR), situado em Gramado e com os outros Centro regionais já instalados na região de abrangência.


Fonte: Marcos Sartori - Assessoria de Imprensa

Voltar