Nossas notícias

Hospital Virvi Ramos intensifica produção de aventais descartáveis com ajuda de voluntários

14/04/2020

Desde 23 de março, dezenas de costureiras tem ajudado de forma voluntária o Hospital Virvi Ramos na confecção de aventais descartáveis que são utilizados diariamente pelos profissionais da saúde dentro do complexo hospitalar.

Ao menos 15 costureiras voluntárias estão trabalhando diariamente de suas casas para auxiliar a instituição, que em função da pandemia de Covid-19, viu crescer rapidamente a demanda pelos aventais.

Com o auxílio voluntário, foi possível quadruplicar a produção, como explica a Coordenadora de Hotelaria do Hospital Virvi Ramos, Ivânia Binotto: “Temos uma funcionária de costura que até então atendia nossa demanda diária. Porém, em função dos cuidados redobrados com a pandemia, tivemos que buscar ajuda. Temos desde o dia 23 de março, pelo menos 15 costureiras nos auxiliando de casa, de forma voluntária com a confecção dos aventais. Durante 15 dias, contei também com a ajuda voluntária aqui d uma mãe e um filho costureiros. Toda essa solidariedade fez com que conseguíssemos produzir quatro vezes mais.

Antes da pandemia, em média, a única costureira da Lavanderia produzia 18 aventais. Hoje, são quase 80 produzidos por dia. O setor ainda recebeu outro tipo de reforço, como conta Ivânia: “Além dessa mãe e filho que nos auxiliaram, duas colaboradoras da nossa instituição, uma do laboratório de análises clínicas e outra do setor de Recursos Humanos, foram realocadas pra cá por tempo indeterminado por possuírem habilidade com costura e estão nos ajudando muito.”

Há de destacar ainda uma outra forma de ajuda. Nos últimos dias, o Virvi Ramos tem recebido ajuda também de diversas empresas e pessoas físicas, com doaões ou empréstimos de materiais e equipamentos. A Lavanderia, por exemplo, está operando com o empréstimo de duas máquinas overloque, que servem para acabamento dos aventais.

Foram recebidas doações também de tecidos para confecção de roupas de cama, além de cortes  de tecidos para confecção de uniformes, roupas de cama e EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), pelas empresas Sultêxtil, Dedeka, Confecções Jurita e Associação Polo de Moda da Serra Gaúcha. A Corpas produziu suporte de soros e escadas para o hospital de campanha. Também foram recebidos recursos em dinheiro das empresas Smart Medical, AL Hecher Madeiras e Clínica de olhos Broilo para aquisição de EPIs e insumos hospitalares.

Voltar