Nossas notícias

Associação Cultural e Científica Virvi Ramos será parceira das Surdolimpíadas, em Caxias do Sul

25/04/2022

 

Unidade Auditiva do Centro de Saúde Clélia Manfro será responsável pela realização de
exames de audiometria nos atletas estreantes nos jogos surdolímpicos.

Caxias do Sul sediará nos próximos dias, de 01 a 15 de maio, a 24ª edição das Surdolimpíadas, jogos olímpicos para surdos. É primeira vez que o evento acontecerá em cidade da América Latina. E a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos (ACCVR), mantenedora do Hospital Virvi Ramos, da Faculdade Fátima e do Centro de Saúde Clélia Manfro, será parceria do Comitê Organizador da competição.

Através da Unidade Auditiva do Centro de Saúde Clélia Manfro, a instituição ficará responsável pela realização dos exames de audiometria em todos os atletas que competirão pela primeira vez em uma edição das Surdolimpíadas. Para isso, uma estrutura com três cabines será montada na Praça Surdolímpica, localizada no Centro de Eventos da Festa da Uva.


Recentemente, o Presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), o caxiense Gustavo Perazzolo, juntamente com o CEO da ICSD, o russo Dmitry Rebrov, visitaram o Complexo Hospitalar Virvi Ramos, onde puderam conhecer de perto a estrutura e o trabalho desenvolvido pela instituição. Eles foram recebidos pela Diretora-Executiva Cleciane Doncatto Simsen e pela Coordenadora do Centro Auditivo, a Fonoaudióloga, Aline Aita. Perazzolo e Rebrov, que são surdos, inclusive, fizeram um teste de audiometria simbólico.


Perazzolo salienta a importância das parcerias locais para a realização das Surdolimpíadas: “Como caxiense, fico muito orgulhoso de ver uma instituição local apoiando nosso evento. Será uma experiência incrível para todos. E o Virvi Ramos se colocou à disposição desde o primeiro contato e vai nos ajudar muito, principalmente com a realização dos exames”. Para participar dos jogos, os atletas precisam apresentar um exame de audiometria comprovando que eles não escutam mais do que 55 decibéis. A projeção é de que centenas de exames sejam realizados no espaço junto à Praça Surdolímpica.
Assim, diversos fonoaudiólogos e estudantes do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade Fátima estarão envolvidos.

Inclusive, quatro estudantes de Fonoaudiologia estarão fazendo coleta de dados junto aos atletas surdos para um projeto de pesquisa científica que irá traçar o perfil sócio-educacional e audiológico deles, que servirá como trabalho de conclusão de curso dos alunos.


Além disso, a parceria entre a ACCVR e as Surdolimpíadas contempla também a hospedagem de uma delegação. A República do Mali, país africano, que virá com 32 pessoas para participar do futebol masculino, ficará hospedada na Unidade do Centro de Saúde Clélia Manfro, no bairro São Ciro, em um dos prédios, que possui diversos quartos e não vinha sendo utilizado pela instituição. A área conta também com um campo de futebol, que será utilizado pelos atletas de Mali para treinamentos.

Cleciane Doncatto Simsen, Diretora-Executiva da ACCVR, celebra a parceria: “Caxias do Sul estará recebendo um grande evento nos próximos dias. E estamos muito orgulhosos em participar e colaborar ativamente. Somos um Centro auditivo referência para toda macrorregião da serra e estamos preparados e equipados para oferecer um serviço de qualidade nos exames que são pré-requisitos para participação dos atletas.
Será uma experiência enriquecedora, principalmente para os nossos alunos da Faculdade Fátima. E ainda vamos receber com muito carinho em nossa unidade no bairro São Ciro a delegação do Mali, que virá com 32 pessoas”.


Durante os 15 dias das Surdolimpíadas, estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade Fátima também atuarão nos pavilhões com orientações de saúde preventiva e aferição de pressão. Vale lembrar que a Praça Surdolímpica é aberta ao público para interação com atletas. O local terá um espaço cultural para apresentações, praça de alimentação, dentre outras atrações.

 

Sobre as Surdolimpíadas


A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais. A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos.

Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de 77 países.
Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Texto: Marcos Sartori - Assessoria de Imprensa - Fotos: Antônio C. Lorenzett

Galeria de imagens:

Voltar